Sede da LAG Sistemas em Belo Horizonte - MG.
Sobre a LAG Sistemas
Primeira versão do Lagfarma
Em 1991, Luiz Augusto Gomes (LAG) criou o Lagfarma com a finalidade inicial de fazer os orçamentos das fórmulas manipuladas na Manifar. No entanto, para atender a todas as necessidades da farmácia o sistema deveria receber implementações adicionais o que não seria possível na época pela indisponibilidade do Luiz, envolvido com o desenvolvimento de um sistema de gestão econômica para industrias. Por sugestão do próprio Luiz, a Manifar adotou outro sistema que já estava mais completo na ocasião.
Criação da LAG Sistemas
Em 1996 Luiz Augusto criou o Sbelt, um programa de computador bem simples voltado aos amigos interessados em fazer o balanceamento correto de suas refeições em relação aos macronutrientes (Carboidratos, Proteínas e Gorduras).
O sistema, no entanto, atraiu rapidamente a atenção de associações médicas, nutricionistas, nutrólogos, grandes empresas que ofereciam refeições aos empregados e até times de futebol. Com isso, foi necessário registrar uma empresa que pudesse emitir as notas fiscais das vendas daquele pequeno programa. E assim nasceu a LAG Sistemas.
Na sequência, o Sbelt foi adotado por uma das maiores fabricantes de equipamentos para ginástica da época para ser oferecido como brinde para seus clientes juntamente com seus equipamentos. Como a empresa de equipamentos fazia propaganda no canal de TV Shoptime e apresentava o Sbelt como um dos diferenciais nas propagandas de seus equipamentos, o Sbelt se tornou conhecido e também passou a constar em artigos publicados em revistas como “Boa Forma”, “Contigo” e outras.
Belo Horizonte, cidade natal do Lagfarma.
Crédito editorial: Antonio Salaverry / Shutterstock.com
Continuação do Lagfarma
Em 1998, Luiz Augusto foi surpreendido com a notícia de que o Lagfarma ainda era utilizado na Manifar porque o outro sistema apresentava muita instabilidade. E por solicitação do Carlo que era o presidente regional da ANFARMAG e também filho de um dos sócios da Manifar, o Luiz decidiu dar continuidade ao Lagfarma tornando-o um sistema completo e oferecendo ao mercado uma opção de sistema totalmente seguro em relação ao atendimento aos clientes das farmácias.
Para garantir o atendimento contínuo ao cliente da farmácia, as primeiras versões do Lagfarma foram desenvolvidas dentro da arquitetura de processamento distribuído onde todas as estações da rede mantinham uma cópia do banco de dados do servidor. Essas cópias também eram um backup automático do banco de dados, aumentando ainda mais a segurança do sistema. O processamento distribuído tinha sim vantagens óbvias. Mas, também tinha desvantagens como, por exemplo, a complexidade na sincronização das informações entre as estações. O atendimento ao cliente da farmácia era garantido, mas o controle das informações, em alguns casos, ficava mais trabalhoso.
Depois de algum tempo, com o aumento na qualidade dos equipamentos utilizados, principalmente nas redes, as vantagens da arquitetura distribuída não mais superavam as vantagens do processamento centralizado. Assim, em 2009 começou a ser desenvolvida a versão centralizada do Lagfarma.
Farmácia Viva
Em 20 de abril de 2010 a portaria 886 do SUS (Sistema Único de Saúde) instituiu a, chamada, “Farmácia Viva” que consiste num programa do Ministério da Saúde que visa incentivar a criação, pelas prefeituras, de farmácias voltadas à produção de medicamentos fitoterápicos para serem distribuídos gratuitamente à população que procura as unidades de saúde das cidades.
Em 2011 a LAG Sistemas começou a desenvolver uma versão do Lagfarma específica para as Farmácias Vivas. O “Lagfarma Viva” iniciou sua operação na Farmácia Viva de Betim-MG em 2012 onde continua operando até hoje.
Versão atual do Lagfarma. Completa, segura e fácil de usar
Atualmente
Após uma longa jornada de ajustes e aprimoramentos contínuos, o Lagfarma é hoje uma boa opção de sistema especializado em farmácias de manipulação. O foco continua sendo a segurança e a objetividade no atendimento às exigências da fiscalização, no ágil atendimento ao cliente da farmácia e a facilidade de operação e de gestão da farmácia de manipulação.